
Comunidade FRONTIERS de Portugal
Bem vindo à Comunidade FRONTIERS de Portugal!
A comunidade portuguesa FRONTIERS é gerida pelo NUCLIO-Núcleo Interactivo de Astronomia e tem como objetivo oferecer aos professores um local de agregação onde podem encontrar colegas e descarregar recursos relevantes no âmbito do projeto.
Alguma vez questionou como podemos integrar a Física Moderna na sala de aula? Acredita que descobertas entusiasmantes como a descoberta das Ondas Gravitacionais ou do Bosão de Higgs podem ser integradas na sua prática letiva de forma consistente e compreensível?
O projeto FRONTIERS junta a expertise da investigação cientifica e investigação em educação, com a experiência de comunidades de prática espalhadas pela Europa, de forma a demonstrar como descobertas recentes e projetos científicos vencedores de prémios nobéis podem ser integrados no currículo escolar de forma sistemática.
Como me posso juntar à equipa FRONTIERS? O que ganho em me juntar à equipa FRONTIERS?
Recursos do FRONTIERS
Astronomia de Ondas Gravitacionais
Earthquake Interferometer
Gravitational Wave Noise Hunting
Finding Black Holes in a Chirp
EGO Control (Class)room
VIRGO Virtual Visits
Astrofísica/Cosmologia
Discovering Alien Worlds
Black Holes in My School
Exploring the Sun: Does the Sun Rotate
Exploring the Sun: The Differential Rotation of the Sun
“Measuring the recessional velocity of distant galaxies”: calculating the age of the Universe
Física dos Raios Cósmicos
Build your own cloud chamber
Study Cosmic Rays Using Data from School Detectors
Relativistic Muons and Time Dilation
Física Geral
The Pendulum: From Cooking Spaghetti to a Gravitational Wave Detector
Discovering and building a Michelson interferometer
Mass-Energy Equivalence
Como me posso juntar à equipa FRONTIERS?
1 - Envie-nos a sua manifestação de interesse através do nosso formulário de registo no projeto - http://bit.ly/join-FRONTIERS
2 - Junte-se a esta comunidade: registe-se no portal (clicando no botão de registo no canto direito desta página) e de seguida volte a esta comunidade e clique em "join". A sua aventura irá começar!
O que ganho em me juntar à equipa FRONTIERS?
-
Terá acesso a uma variedade de recursos didáticos, incluindo atividades já desenvolvidas para serem utilizadas pelos alunos, introduzindo conceitos desde a Astrofísica e Ondas Gravitacionais à Física de Partículas e Astro partículas.
-
Encontrará a possibilidade de organizar visitas virtuais a grandes infraestruturas de investigação como o CERN e o VIRGO para os seus alunos.
-
Poderá participar em workshops e receber formação com profissionais nas áreas da investigação em Física contemporânea e no ensino das ciências.
-
Encontrará um apoio contínuo e personalizado para introduzir Física contemporânea na sua sala de aula.
-
Poderá partilhar as suas boas práticas e o seu trabalho com uma vasta audiência de investigadores, educadores e outros professores que farão também parte da comunidade internacional FRONTIERS.