Eratosthenes Experiment 2015 - Portugal

Eratosthenes Experiment 2015 - Portugal
This is a schools community of NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia
Portugāle
Domain: Zinātne

Community for portuguese Erathostenes

 

PASSOS A SEGUIR

  1. Descubra a hora solar verdadeira na sua localidade. Por favor utilize esta  Calculadora Solar ou o software Stellarium       (Um pequeno guia para a utilização do software Stellarium para calcular a hora solar verdadeira na sua localidade pode ser encontrado aqui).
  2. Utilize uma vara com um tamanho de 1 metro e coloque-a na posição vertical, perpendicular ao solo. Peça aos seus alunos para medir o comprimento da vara para confirmar que tem um metro.

  3. Na hora marcada para conduzir a experiência, peça aos seus alunos para medir a sombra projetada pela vara. Repita a medição 5 vezes e escreva o valor encontrado Nesta Tabela. Este link estará ativo dia 23/09/2015.

  4. Calcule a distância entre a sua escola e uma outra escola com que possa fazer parceria utilizando o Google Maps (Um breve guião de como poderá fazer esta medição pode ser encontrado aqui). Diga aos alunos qual a distância entre as duas escolas.


NOTA: Se não encontrar escolas para combinar as suas medições poderá considerar em alternativa a existência de uma escola hipotética localizada no equador e com um valor medido = 0 para a sombra da vara ao meio dia solar verdadeiro. Desta forma terá uma forma precisa para poder conduzir a experiência sozinho.

Peça aos seus alunos que calculem a circunferência da Terra e submetam o valor neste formulário: Submit Your Data

Managed By:

Created on: 13.03.2015
Last visited: 23.01.2022